Embora seja uma das coisas mais normais no dia-a-dia de muitos brasileiros, o como sacar dinheiro nos caixas eletrônicos do exterior é uma das principais dúvidas dos viajantes, principalmente os de primeira viagem. Então resolvemos separar algumas dicas principais para que você possa viajar sem precisar carregar um calhamaço de notas no bolso.

Antigamente os viajantes precisavam comprar moeda estrangeira em quantidade suficiente para custear toda a viagem, o que alem de incomodo acaba sendo muito inseguro. Imagina perder uma bolsa com milhares de dólares dentro. Por isso que de um tempo para cá, uma das formas que tem se destacado são os saques direto de sua conta corrente nos caixas eletrônicos, serviço oferecido pela maioria dos bancos brasileiros. O processo é simples: você usa seu cartão em um caixa eletrônico do exterior e o valor é debitado automaticamente em sua conta corrente.

ATM - Como Sacar no exterior

Mas como fazer? É só chegar no destino parar no primeiro banco e realizar o saque? A resposta é não e vamos lhe dizer o que fazer. Não passo-a-passo, porque depende de banco para banco, mas uma dica geral dos procedimentos, ok?!?

Antes de tudo, você precisa checar se o seu cartão é internacional, somente cartões internacionais permitem este tipo saque.

Outro ponto que você não pode esquecer de verificar, e por garantia vale a pena validar isso umas 2 vezes, é ligar para o seu banco e informar os locais e datas de sua viagem. Isto é necessário porque mesmo seu cartão sendo internacional, por segurança os bancos e operadoras de cartão de crédito deixam ele bloqueado para operações realizadas no exterior. Se você não fizer isso no Brasil, terá que faze-lo no exterior, normalmente com ligações para o Brasil.

Confira o limite de débito diário de seu cartão. Você pode ter milhares na conta, mas por segurança, a sua principalmente, os bancos só liberam um certo valor. Me lembro que quando fui passar uns dias na Patagônia, sem saber desta informação fiquei com um problema para sacar o dinheiro do albergue. Resultado, horas no telefone com o Brasil para pedir um aumento emergencial de limite de saque.

Assim como no Brasil, você poderá usar os serviços dos caixas a qual o seu cartão está cadastrado, ou seja, se o seu cartão for Mastercard não poderá usa-lo em um caixa da Visa e vice-versa. Para te ajudar, no exterior normalmente as redes são Plus (para Visa), Cirrus (Mastercard) e American Express. Normalmente as bandeiras aceitas estão a mostra no local, ou na tela do caixa eletrônico. Para saber qual o seu cartão permite usar, veja os símbolos na parte de trás do seu cartão.

Agora que você já está com tudo preparado, chegou a hora do dito saque. Procure pelas ruas, estabelecimento comerciais e hotéis os caixas eletrônicos que estarão identificados como ATM, Cash Now, Cash Dispenser Não se assuste se elas estiverem localizadas na rua sem privacidade a privacidade dos caixas aqui do Brasil, lá fora eles não possuem os problemas crônicos de segurança e nem bandidos explodindo caixas a toda hora. Mas não marque bobeira, ladrão existe em todo mundo, então não vá ficar contando dinheiro na rua ou resolver fazer um saque em um lugar pouco convidativo.

Já na ATM o caminho é fácil. Verifique se ela possuí a opção de outros idiomas que o local, normalmente o inglês você encontra em todos os caixas. É só apertar os botões laterais ou clicar na tela. Em alguns locais é só inserir o cartão que ele automaticamente sugere um idioma diferente e te mostra as opções disponíveis para o seu cartão.

ATM - Como Sacar no exteriorPara saque as principais opções são: Credit Card, Withdrawal/Checking Account, que são saque usando o seu limite do cartão de crédito, saque na sua conta corrente, respectivamente. Após escolher a opção desejada, informe a moeda e o montante do saque (alguns países permite saque em dólar, mesmo não sendo a moeda local), digite sua senha e prontinho. Um recibo do saque provavelmente será emitido após a realização da operação.

Agora a informação chata, as taxas. Normalmente os bancos cobram uma taxa para cada saque que você realizar, vale a pena conferir qual a taxa para que você não erre nas contas. Mas fique tranquilo, o valor é baixo e normalmente não chega ao percentual cobrado pelas casas de câmbio quando na troca de valores. Você terá que pagar o IOF que é de 0,38% e talvez alguma taxa a mais que seu banco cobre.

ATUALIZADO: Parece combinado, mas logo após esta matéria ir ao ar, o governo aumentou o IOF para 6,38% nas compras com cartão de crédito ou débito (incluindo cartão pré-pago) no exterior. :(

Boa Viagem!!!!

(Visited 164 times, 1 visits today)
Compart. 0

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here