OK. Você vai viajar feliz da vida, chega no destino e vê todo mundo deixando o aeroporto e nada da sua mala aparecer na esteira. Posso te garantir, não tem nada mais decepcionante do que isso. Mas acredite, você não está só neste momento de desespero.

No mundo inteiro, mais de 100 mil malas são extraviadas por dia e uma a cada três mil extraviadas nunca mais voltam aos seus donos. Os motivos principais para que as malas se percam nos aeroportos são: problemas de organização, erros, além é claro de roubos.

Nestes casos você deve seguir os procedimentos abaixo, em casos de voos nacionais.

  • Preencha o registro de bagagem (RIB) no balcão da companhia que você viajou.
  • Procure um fiscal da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para registrar a ocorrência.

A bagagem será considerada extraviada caso não seja entregue no seu ponto de destino. Quando isso acontece, deve-se procurar o balcão da companhia aérea para o preenchimento do Registro de Irregularidade de Bagagem (RIB). O fiscal de Aviação Civil do DAC, localizado na Seção de Aviação Civil (SAC) nos principais aeroportos brasileiros, deve ser acionado em caso de problemas.

Mala é extraviada

Confirmado o extravio, a companhia tem um prazo máximo de 30 dias para a localização e entrega da bagagem.

Após esse tempo, o passageiro deve ser indenizado pela companhia. Como medida de prevenção, o passageiro pode declarar os valores atribuídos à bagagem, mediante o pagamento de uma taxa suplementar estipulada pela companhia. Neste caso, a empresa tem o direito de verificar o conteúdo da bagagem – e o valor da indenização é o declarado e aceito pela empresa.

Objetos considerados de valor, como jóias, papéis negociáveis ou dinheiro devem ser carregados na bagagem de mão, ficando a companhia isenta de responsabilidade sobre a perda ou dano. Em caso de danos à bagagem, vigoram as mesmas regras. Somente serão considerados, para efeito de indenização, os objetos destruídos ou avariados que tenham sido protestados.

Mas normalmente a entrega acontece de algumas horas há alguns dias. Não sei se aqui no Brasil entregam no seu hotel, mas no exterior a maioria das empresas acabam entregando diretamente no hotel, para que você não perca tempo aguardando a chegada da mala.

E por falar em voos nacionais…

A Convenção de Varsóvia limita a responsabilidade da companhia em U$ 20 por quilo de bagagem extraviada. O passageiro também poderá optar por efetuar o despacho de seus pertences, resguardando-se através de uma Declaração Especial de Interesse. Este documento discrimina minuciosamente o conteúdo da mala. Somente com esta declaração é possível ser indenizado integralmente, prevalecendo a responsabilidade da companhia aérea sobre os bens ali contidos.

Agora para você não entrar em uma fria, caso sua mala seja extraviada, para evitar que ela seja extraviada, abaixo vão algumas dicas:

  • Leve sempre algumas roupas na bagagem de mão, para o caso de sua mala ser extraviada.
  • O ideal é levar um par de meias, roupas de baixo, umas ou duas camisetas e uma blusa de frio.
  • Identifique todas as suas malas, sacolas, bolsas de mão, pacotes por dentro e por fora. Uma fita colorida na mala ajuda a identifica-la facilmente na esteira e evitar que alguém a pegue por engano.
  • Coloque etiquetas contendo seu nome, endereço completo e telefones para contato.
  • Use um cadeado resistente para evitar arrombamentos e quebras. O ideal é utilizar os cadeados padrão TSA, que permite que você saiba caso sua mala tenha sido aberta pela alfandega ou por alguém.
  • Se possível, embale sua mala com lacres plásticos próprios (nos aeroportos existem empresas que embalam pra você).
  • Por precaução você pode declarar os bens que leva em suas malas (há cobrança de taxa e possível pedido de verificação dos itens que leva).
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